Notícias
AB Tyres e marca própria Matrax em destaque nos mercados internacionais
2025-02-19A AB Tyres continua a consolidar o seu
crescimento, reforçando cada vez mais a sua presença nos mercados
internacionais e a sua posição como uma marca de referência no setor do aftermarket,
em especial no diz respeito à distribuição e comercialização de pneus.
Com uma
trajetória de mais de 25 anos, a empresa pertencente ao Grupo Alves Bandeira, tem vindo a
investir especialmente nos mercados do Médio Oriente, África e Ásia, onde tem
registado um crescimento significativo. Atualmente e desde o último ano, a
estratégia da empresa está também orientada para a entrada em novos mercados,
nomeadamente, na Europa, Estados Unidos da América e Austrália, com o intuito
de reforçar a sua posição global e dar continuidade a uma trajetória de
crescimento sustentável e estruturado a nível internacional.
Um dos
principais marcos desta expansão resulta da visão do grupo económico português
em fabricar uma marca própria de pneus.
Com uma presença em mais de 60 países, a marca Matrax Tyres tem vindo a crescer em
notoriedade e a conquistar cada vez mais mercados a nível internacional.
A gama de
pneus e o próprio portfólio de produtos da marca Matrax têm sido continuamente
expandidos, incluindo também hoje na sua oferta pneus de pesados (Matoro)
baterias auto (Matrax Energy), lubrificantes (Matrax Lubricants) e aditivos
(Matrax Additives). A aposta na oferta de uma solução global, tem sido
determinante para o fortalecimento da marca e para garantir um maior grau de
competitividade e diferenciação face à concorrência.
Para Filipe
Bandeira, Managing Director da AB Tyres "O crescimento sustentado da
internacionalização do negócio tem sido fundamental, não só para incrementar o
volume de negócios, mas também para reduzir a dependência de algumas economias
específicas e, consequentemente, diversificar o risco do negócio. É com base
neste equilíbrio estratégico, que pretendemos continuar a crescer de forma
sólida e sustentada em todo o mundo.”
A expansão
internacional é, sem dúvida, um dos grandes desafios empresariais. Neste
capítulo o investimento em estudar cada mercado, a concorrência internacional e
local, a cultura, o modo de funcionamento e enquadramento legal e fiscal,
associado a uma capacidade de adaptação da oferta a cada mercado, têm sido
fatores estruturantes para o sucesso da internacionalização da AB Tyres.
Não obstante,
a imprevisibilidade e volatilidade dos custos logísticos e dos tempos de
trânsito do transporte marítimo são desafios que se mantêm presentes e
constantes. Neste ponto, apesar de AB Tyres não conseguir controlar esta
operação, tem vindo a desenvolver estratégias para mitigar o seu eventual
impacto negativo na rentabilidade do negócio.
Para os
próximos anos, a AB Tyres mantém a aposta em continuar a crescer de forma
sustentada, assente nos pilares de diferenciação, inovação e proximidade aos
distribuidores, com especial foco nas marcas Matrax Tyres e Matoro sempre tendo
como base elevados padrões de qualidade, fiabilidade e desempenho.
Para
saber mais sobre a internacionalização da AB Tyres pode
ouvir o mais recente episódio do Podcast "Dar Voz ao Aftermarket",
promovido pelo Jornal das Oficinas, que contou com a participação de Filipe
Bandeira.
